De volta ao passado...

15-10-2011 15:28

 

De volta ao passado

 

O vintage está na moda, outra vez! No campus da Universidade do Minho, em Braga, são vários os estudantes que optam por usar roupa antiga e inspirada nos modelos de outros tempos.

 

Para todos aqueles que adoram estampados às bolinhas e floridos, laços no cabelo e sapatos retro, está na hora de resgatar todas estas peças do armário dos pais e avós e começar usar sem parar. A moda que fez sucesso dos anos 20 aos anos 60 voltou em força. Para além da roupa, o vintage também passa pelos acessórios como bolsas, anéis, brincos, colares e pulseiras. Embora seja um estilo difícil de definir, o que conta é a criatividade, a mistura de peças antigas, desde os jeans desgastados, os couros, as rendas, as cores que passam por fortes a tons claros.

 

A moda nunca foi tão flexível e, onde diversas culturas se misturam, vemos estilos totalmente diferentes, ditando novas tendências muito originais. Este estilo está bastante em alta nos últimos anos e mostra que está para ficar. Vai desde inspirações verdadeiramente vintage, a misturas de peças originais. Vale tudo para ter um look diferente e original, mas sobretudo confortável. 

 

A Universidade do Minho não é excepção, podemos ver esta tendência a cada virar da esquina. Maria Lúcia Niso, uma jovem italiana e estudante de ERASMUS, na licenciatura em Relações Internacionais, é um exemplo do culto vintage. Marta Antunes, também estudante do curso de Rações Internacionais é outra prova do gosto pelas roupas antigas. Ambas afirmam que se sentem muito à-vontade com este estilo de roupa, e que grande parte das peças que usam era das mães ou avós.

 

 Quem disse que para vermos uma passagem de modelos temos de nos deslocar a um desfile? Uma simples volta pelo campus da U.M. dá-nos uma amostra da grande diversidade da moda que por cá existe. E claro está, do culto do vintage!